sábado, 23 de junho de 2012

metamorfose


"Num processo criativo normal o trabalho coreográfico e de corpo antecede a cenografia, a luz e o vídeo. Os cenários, mesmo tendo mudanças cénicas, são estáticos. Para este projeto quisemos inverter o processo criativo: desenvolver uma cenografia que se movimenta, torce, muda de forma, e convidar um grupo de bailarinos para criar uma coreografia, dançando com a cenografia. Foi lançado o desafio à Escola Superior de Dança que, de imediato, aceitou a ideia integrando o projeto no seu currículo da Licenciatura em Dança e envolvendo alguns dos seus alunos finalistas como criadores/intérpretes.
A cenografia, o desenho de luz e o vídeo são o culminar de um processo de criação coletiva dos participantes do workshop interdisciplinar “Cenografias móveis” que, ao longo de dois meses, trabalharam na Culturgest.
A seguir ao espetáculo o público será convidado a subir ao palco e as diversas mutações de cenário serão repetidas e explicadas, podendo os espectadores interagir com os artistas e manobrar os cenários." [folha de sala, Culturgest]

A cenografia é fabulosa. Gostava tanto de ter participado neste workshop. Valeu-me a subida ao palco, para espreitar e ver funcionar estes grandes objectos dançantes feitos de papel, cartão, plástico, ar e luz.

Sem comentários: