segunda-feira, 9 de julho de 2007

o preço da minha identidade no estrangeiro

Meio dia e um quarto.
Tiro a segunda senha de atendimento, depois de ter percebido que em meia hora tinham atendido quatro pessoas. Tiro a segunda senha porque tinha mesmo de ir embora, com a secreta esperança de conseguir voltar a tempo da minha vez.
Três e meia da tarde.
Só por curiosidade, subo a escadaria do governo civil para ver quantos números tinham passado para além da minha vez. Qual não é o meu espanto quando vejo que a minha senha era a proxima a ser chamada. Lá entro, toda contente com a minha pontaria, entrego a informação para ficar registada no pequeno livro das viagens e saio, directa à tesouraria.
Três e quarenta da tarde.
_São 60€, minha senhora.
_Quanto?


Pois é, um passaporte sem taxas de urgência, em Portugal, custa sessenta euros, três horas e um quarto de fila de espera e dez dias úteis (apesar de estar afixado que são só seis.)

6 comentários:

MMQ disse...

tres horas?!?! eu tb tenho ke ir tirar. foste onde para eu tentar evitar?

AcidoAce disse...

três horas??? 60€???
A sorte e que ainda tenho a minha mae que ja tratou do meu e teve paciencia para ir para as filas :)

MPR disse...

Sim, sim, tem mais é que pagar e esperar o tempo que for preciso. Querem viajar? Viagem na UE, há tanto sítio para ver para quê ir para fora? Não se metam em aventuras que é para não haver chatices...

air disse...

mmq_ governo civil, no Chiado. acho que não vale a pena ir à loja do cidadão porque eles são todos feitos no governo civil. E vai de manhã, que as senhas esgotam!!!!!

mpr_ parece-me que alguém vai sozinho para o outro lado do oceano!

MPR disse...

Hum? Sozinho? Hum? Quem? Er... abaixo o Goveno Civil de Lisboa! Abaixo as filas de espera! Abaixo o preço dos passaportes! ABAIXO! Hum... Sim? Tou perdoado? ;)

Astor disse...

sem urgência?

ui... ando para tirar isso há não sei quanto tempo... mas ainda não precisei dele.

quando precisar, tou a ver que vai de urgência.