sexta-feira, 14 de maio de 2004

há planetas especiais no nosso céu!

Quando me deram a notícia da morte do meu avô, eu estava a dar aulas, tranquila, na sala lá do fundo, ao lado da árvore velha. E sentí-me triste e pequenina. E os meus alunos olhavam-me espantados e silenciosos.

_ ana, porque é que há bocado estavas a chorar?
_ é que hoje me vieram dar uma notícia triste.
_ áahhh. (silêncio) Morreu alguém?
_ foi Marta, morreu o meu avô.
(silêncio de novo mas desta vez pensativo)
_ e onde é que ele está agora?
_ não sei Marta. Onde é que tu achas que ele está?
E como que intuíndo que nestas alturas os gestos dizem mais que muitas palavras, a Marta apontou o indicador pequenino para cima, em direcção ao céu.
E eu sorri.
_ se calhar o meu avô agora é uma estrela_ disse-lhe.
(mais silêncio muito pensativo)
_ ... ou um planeta. se calhar o teu avô agora é um planeta!

Esta é a melhor explicação que alguma vez me deram sobre o assunto. E foi-me dada pela Marta, uma menina serena de sete anos.
É que os planetas são qualquer coisa mais estavel, de que não esquecemos nem nome nem as características.

Um beijinho grande de força ao Pedro e à Rita.

Sem comentários: