domingo, 25 de abril de 2004

o poder de um R

evolução
s.f. acto ou efeito de evoluir; sequência de movimentos concertados; sequência de transformações lentas afigurando-se orientadas numa certa direcção; desenvolvimento progressivo, ...

revolução
acto ou efeito de revolver; giro; movimento em torno de um eixo; fig. insurreição destinada a modificar a política ou as instituições de um estado; transformação profunda, ...
in | dicionário da língua portuguesa, Porto editora

Eu que sou mais que filha da democracia da minha terra, às vezes penso que gostava de ter vivido a geração dos meus pais. Foi talvez a mais intensa geração para se ser português no século vinte. Foi uma altura em que cada decisão tinha consequências fortes, em que, no caminho traçado por cada pessoa, a linha que separava a vontade pessoal da consciência colectiva estava traçada e tinha cor. E optar nunca devia ser fácil. E a neutralidade não era uma opção possível.
Foi uma época de sussurros e gritos, de segredos e aparências, de reacções de grupo e de grandes vontades individuais.
Foi um tempo de luta, contra ideias feitas ou preconceitos, contra normas e morais, contra hierarquias e violências.
Foi um tempo de conquistas, de liberdade, de cidadania, de democracia, de expressão.
Foi um tempo de guerra sem sangue.

E por isso irrita-me profundamente que se diga que "Abril é Evolução". O que é que se quer, realmente dizer com isso. A mim soa-me sempre a ideais de progresso já abandonados há mais de 20 anos, a uma ideia linear e pateticamente construtiva de um país.
E eles que consideram o nosso estadio nacional em evolução, orientam-no para onde? qual é o rumo?

Abril é, e sempre será, Revolução.
E isso não significa estagnar no tempo, significa ter um espírito crítico.
E 30 anos trouxeram, como não podia deixar de ser, muita mudança, adaptação e alguma acomodação.
Enquanto houver quem esteja disposto a lutar por um bem comum, a construir pacificamente a liberdade e a derrubar as ideias feitas de Portugal que se quer evoluído, a revolução permanece.
Parabéns pelos 30 anos!

Sem comentários: