quinta-feira, 1 de março de 2007

ser ou não ser... professora em portugal

Depois de uma passagem pela Direcção Regional de Educação de Lisboa e de algumas horas na Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação consegui perceber que afinal não sou professora (dou aulas há seis anos, há três que o faço a tempo inteiro.)
Tenho habilitações próprias (licenciatura da faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) mas não sou profissionalizada. Não tenho acesso à carreira docente, não posso concorrer ao ensino oficial. Não me posso profissionalizar porque não há onde nem quando logo o mais certo é, a médio prazo não poder dar aulas. Que é o que sei fazer, o que gosto de fazer e o que faço bem!
Ficam para ensinar Arte aos alunos portugueses todos aqueles que tiraram cursos de professore-de-qualquer-coisa-artística e que, do que ensinam, sabem bem menos que os pintores, escultores, designers, arquitectos.
Será que daqui a dez anos ainda vou a tempo de ser trapezista?

3 comentários:

MPR disse...

Calma, relax... inspira, expira... tudo se resolve...

polegar disse...

voltaste e não dizias nada??? isso sim, é injustiça! :P

oh, menina trapezista, estas coisas são todas uma grande tanga. vai quase tudo parar às mãos de incompetentes. poucos são os exemplos de algo que corre bem. insuficientes para nos dar alguma esperança... ou se calhar sou eu que estou numa fase negra e, portanto... não te estou a ajudar ;))

bem, tenho uma proposta: vamos emigrar?

espantaespiritos disse...

gostas de dar aulas?
queres dar aulas?
cala-te mulher...
não digas isso...
não estás a ver que se ELES sabem disso não te deixam dar aulas?
tss... tss... tss...
essas coisas de trabalhar por gosto não podem ser...
toma juízo...