sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005

setôooraaaa

Em poucos meses habituei-me a que me chamassem setôraaaa. E o que de início era uma desconfortavel forma de estar numa pele que me parecia demasiado distante para mim, acabou por tornar-se, com o tempo, a maneira natural de estar e ser….stôra.
A dificuldade de decorar tantos nomes (que corespondia à aflição de pensar que nunca alcançaria a individualidade dos meus 55 alunos adolescentes foi-se desvanecendo. Afinal o meu papel (que não começa nem acaba na sala de aula) é só um, entre tantos outros, arranhões nas suas vidas. E esforço-me para que a marca seja qualquer coisa mais que a matéria que evaporará.
O desafio inicial de pegar em duas turmas demasiado irrequietas e irreverentes (leia-se mal comportadas) é agora a minha maneira agradecida de olhar para tantas vidas interessantes: porque questionam, reivindicam, criticam,… não descobriram, é certo, a forma mais educada de o fazer, mas a vida adulta tratará de os ensinar.
E agora que aproveito a única aula do período em que me consigo sentar e olhá-los (demasiado concentrados a dar resposta a um teste nada simples) penso no bem que o stôra já me soa e no quanto gosto destes meus alunos exactamente por não serem os obedientes meninos de colégio que toda a gente espera que sejam!
[Sala A3, 11:30 da manhã]

2 comentários:

Anónimo disse...

Epah, tava a navegar/procurar sites de sexo e umas taras q tenho com poeira e olha la o q encontrei!! Nem um unico nu!!

Tou a brincar... (ou nao!) Como se diz hoje em dia: "tas la miuda". Gostei de ler. Fazes-me pensar, e essa tua realidade cada vez mais tb tem a ver comigo. A ver vamos o q me vai apetecendo. .. Mas tu tas la! Si, eu sei q sabes! :p
****

mr pavement disse...

gostei da perspectiva. parabéns pelo blog cujo nome considero bastante sugestivo.

cumprimentos.