segunda-feira, 29 de novembro de 2004

recordações são ...

...mares de lágrimas?!?!?! (não me lembro da frase, ajudem-me)

2046



Cada vez mais me convenço que vivemos no limbo entre o que fomos e queremos ser. É uma espécie de sensação vaga que me tem invadido e que tem sido confirmada por inúmeras pequenas circunstâncias do meu dia a dia.

2046 é um espaço ao qual se regressa por se estar em guerra com o presente. Ou por não se ter feito as pazes com o passado. (Será a mesma coisa?)

2046 é um tempo de que não se regressa quando o passado é mais nós que o que vivemos quotidianamente (porque na altura fomos felizes ou porque a ideia que agora temos da altura é a de felicidade).

2046 é um espaço do qual não regressamos porque o afecto nos prende na memória. E voltar ao presente é doloroso porque é confrontar uma idealização com a realidade.

O filme fez-me ter a certeza de que entre a ilusão passada e o sonho futuro, vale a pena caminhar para a frente. Escapar à estética perfeita de 2046. Enquadrando a vida de um canto do ecrã.

Sem comentários: