O primeiro edificio moderno da história dos EUA é uma prisão. Num tempo em que nem a Casa Branca tinha canalizações, a penitenciaria de Philadelphia foi construída com um sistema de água e esgoto em cada cela. Pensada para que cada homem vivesse isolado e em silêncio, o edificio fechava cada pessoa de forma a que cumprisse penitência pelo mal causado à sociedade, numa tentativa de reencontrar o lado "bom" que se acreditava existir sempre. Esta forma de castigo, que reflete o pensamento da época da construção da penitenciaria (séc XIX) e que até nos parece humana quando comparada com os castigos físicos comuns na época, era de uma austeridade tal que levava à loucura. À medida que o tempo foi passando, o número elevado de presos obrigou a uma fuga ao projecto original, construindo em altura. As celas perderam assim o seu pequeno pátio privativo. Os reclusos ganharam a possibilidade de vida social.
Actualmente a penitenciaria encontra-se num estado controlado de ruinas o que torna o espaço ainda mais assustador. É objecto de estudo por parte de muitos historiadores, é palco de intervenções artisticas e cenário de séries e filmes.
É um dos mais interessantes monumentos para se visitar na cidade berço dos EUA, talvez porque aquelas parecedes sem estuque anda transpirem história recente.
[instalação numa das celas]
2 comentários:
é incrível um país com uma história tão recente, não é?
Absolutamente impressionante esta visita...
Enviar um comentário