domingo, 31 de março de 2013

A minha Amesterdão

Continuo convicta de que morava bem nesta terra.
Já não me sinto turista: vou de bicicleta sozinha para todo o lado (só fujo ao centro da cidade onde o transito de biclas e turistas não é compativel com os meus arranques em bicicletas demasiado altas para a minha mini-pessoa.)
Arranjei onde treinar - boost - e ainda encontrei uma cara conhecida num dos dias em que me fui pendurar no trapézio.
Descobri um espaço perto de casa que adorei. A OT301, onde tive aulas de tecidos. É sempre bom ver como outros dão aulas, como equilibram técnica/expressão e dão resposta a diferentes níveis de evolução dos alunos. Ainda experimentei uma aula de Yoga com um mestre japonês - três dias depois ainda tenho o corpo dorido!
E depois, vida de familia: buscar a M à cresce, fazer biscoitos e pinturas, workshop de expressão plástica, passeios e baloiços.
Preparar a chegada da primavera: compra de árvore, plantas e flores e transformação da varanda num jardim.
Até o frio (sempre a tocar nos negativos) e os neviscos me encantam nestes dias de céu azul e sol brilhante!

quarta-feira, 27 de março de 2013

stedelijk

De obras acabadas e portas totalmente abertas (ainda que mediante o pagamento de uma entrada pouco simpática) o Stedelijk é um excelente museu de arte moderna e contemporânea. Só lhe conhecia as temporárias do tempo das obras. Fiquei impressionada com o acervo de Design e a forma como está exposto. Voltei a deliciar-me com o antigo hall de entrada, decorado com os cartazes das exposições que o museu teve, desde a sua abertura. São um pequeno compêndio de história de arte (se olharmos o conteúdo) e de design (se nos fixarmos na forma.)

grande exposição de Mike Kelly.


sexta-feira, 22 de março de 2013

o meu museu

Amesterdão obriga a uma paragem no FOAM.
Desta vez, duas exposições interessantes e uma arrepiante:


Foto Galatasaray / Maryam Şahinyan's Photo Studio

É fantástico como pode haver tanto em comum entre as fotografias de estudio de istambul e as de Portugal: como olhar para o trabalho desta fotógrafa me remete para as fotos nas paredes e gavetas de casa da minha avó.
A montagem desta exposição ainda realça mais a incrível heterogeneidade de temáticas que Maryam consegue nos retratos. Fantástica!

Primrose - Russian Colour Photography
Uma boa narrativa da fotografia colorida na Russia.

Lieko Shiga - Canary
Assustador e inquietante o trabalho desta japonesa.

domingo, 10 de março de 2013

efeitos secundários

muito interessante. manipulado ou manipulador?