sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

férias entre semestres

Um mês de clausura,  quatro trabalhos produzidos que, quando espremidos parecem tão pouco. A sensação de que não cheguei a aprofundar realmente nada mas que aprendi bastante. Li o suficiente para deixar que a teoria de outros incomodasse a minha prática docente, o que já é bom. Acabou o primeiro semestre. O segundo começa para a semana. E no meu único dia de férias, choveu a potes.
Preciso de tempo para estar com os amigos, tempo para passear, tempo para não fazer nada.
Preciso de tempo...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

mais espaço

Ainda a propósito do espaço que ocupamos... e de como nos adaptamos ao espaço existente.

[experiência na sala de aula]


sábado, 24 de janeiro de 2009

quanto espaço ocupo?

[trabalhos do 2ºano]

espaços

O espaço exterior/ o espaço interior [trabalho do 2º ano]

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

duas excepções na escola de ontem

"Um livro não chegaria para evocar, mesmo sem zelos de minúcia, esses sete anos de aprendizagem deplorável, em que, por infeliz acaso certamente e salvo duas excepções (digo e sublinho duas), vivi na triste dependência de professores e professores que sempre me mantiveram no equilíbrio assaz instável entre o enfado ou a vontade de rir, às vezes irresistível, e o medo de ser 'chamado', entre o desejo de saber e o receio de perguntar fosse o que fosse, entre a alegria de ir 'passando' e uma desconfiança silenciosa sobre a minha possível incapacidade de aprender."
Mário Dionísio (2001) in Rui Canário (2005). O que é a Escola? Um olhar sociológico. Porto: Porto Editora.

Querendo acreditar que hoje a escola já não é assim, intuo que os agora nove ou doze anos de escolaridade continuem com algumas semelhanças com a descrição. Acrescentem-lhe a falta de respeito dos alunos e a falta de controle e autoridade dos professores, tão em voga nestes tempos.
Vou fazendo os possíveis para me incluir no grupo das duas sublinhadas excepções. Tentar não custa...